Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ah! O português...

Essa nossa língua é mesmo de lascar.
A gente leva a vida inteira tentando aprender a falar e escrever direitinho, pra não passar vergonha.
Quando parece que sabemos alguma coisa acima da média, vem alguém lá não sei de onde e resolve mudar tudo.
Eu nunca consegui me entender bem com hífens, ponto e vírgula, vírgulas e só recentemente me sinto menos insegura com relação à crase.
Esses dias resolvi procurar uma palavra no dicionário (isso mesmo, aquele grandão, pesado e cheio de letrinhas!) e fiquei encantanda/surpresa/assustada com algumas coisas que encontrei lá.
Confesso que não vou conseguir me lembrar das palavras daqui a cinco minutos, mas resolvi escrevê-las para não ter que procurar tudo de novo.
O que eu queria saber era o o significado de uma palavra que minha prima disse, se referindo ao filho pequeno que estava todo desarrumado. Ela disse que o moleque estava esgulepado. Jamais tinha ouvido algo sequer parecido com isso e, de fato, essa palavra não consta no dicionário que temos lá na casa da minha mãe.
No entanto, encontrei outras palavras bem legais...heheheheh
Vejam só:
estultícia - estupidez, burrice, asneirada
estrupício - motim, algazarra, alvoroço, conflito ( e eu achando que era algum tipo de espírito de porco!)
estrupidante - barulhento (meus vizinhos aqui de cima)
estulto - tolo, néscio, insensato, imbecil, inepto (conheço aos montes)
esturvinhado - estonteado, atordoado (eu, na hora de pagar a conta do mercado)
estrovenga - complicação, coisa difícil, estranha (aquela que trabalhava comigo na Reabi....heheheheh)
estropalho - pano de limpar a louça, esfregão (putz... parece que isso suja em vez de limpar)
polidipsia - sede excessiva (eu sofro disso)
marosca - trapaça, enredo, ardíl (interessante)
marrã - porca nova que deixou de mamar (amei)
marrufo - maroto, patife (ah!, se conheço)
nenho - parvo, inhenho (inhenho é demais, né não?)
patarata - ostentação ridícula, mentirola, pessoa tola, afetada, fútil (também conheço muitas)
pastrano - indivíduo rústico, grosseiro (tá cheio por aí)
pospasto - sobremesa (me senti uma vaca)
quatiliquê - ninharia, pessoa ou coisa sem importância (será que serve pra gente também?)
rabioso - rabido, irritado (eu, no trânsito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, recado, sugestão.
É sempre bom saber o que acham daquilo que a gente faz com amor e carinho.
Seja bem-vindo sempre que desejar voltar!