Páginas

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Paciente: um nome muito apropriado


Talvez devêssemos nos colocar no lugar deste monte de pessoas que nos procuram pra resolver seus problemas de saúde, pelo menos uma vez. Imagine que você é um paciente, prestes a submeter-se a uma cirurgia. Exposto, indefeso, inseguro, com medo. Em poucos momentos na vida ficamos tão vulneráveis. Nunca se sabe o que pode nos acontecer numa sala de operações. Chegamos num lugar onde todos são desconhecidos, mascarados, encapuzados. Todo mundo fala alto, alguns parecem brigar e ninguém parece se preocupar com você. Será que aquelas pessoas, todas parecendo tão iguais, escondida sob aquelas roupas verdes não estariam ali para cuidar de você? Será que eles, que andam e falam o tempo todo, alguns mal cuidados e até sujos eles próprios, vão cuidar de você direito? Será que se preocupam com o seu medo, com a sua dor, com a sua ignorância com relação ao que vai acontecer? Como seria bom se parassem de se referir a você como "a apendicite", "a fratura de fêmur", "a amígdala", "a tireóide", não é? Será que eles não sabem o seu nome? Será que não estarão confundindo você com outro paciente e irão operar o seu ouvido quando o seu problema é no olho direito? Será que eles, que parecem tão preocupados consigo mesmos, vão se lembrar que você tem vergonha de ficar pelado no meio de todo mundo? Será que eles sabem que você tem medo de injeção, de sentir dor, da anestesia?
Acho que o nome paciente é mesmo muito próprio. Há que se ter muita paciência mesmo. Para ficar meses e meses esperando por aquele dia. Quando ele finalmente chega, são muitas horas de ansiedade, jejum, preocupação. Tanto tempo demora para  chegar aquele momento tão esperado, quando ele ficará livre o mal que tanto o incomoda e atrapalha sua vida, seu trabalho. Vamos tentar cuidar e tratar dos nossos pacientes como gostaríamos de ser tratados em situação semelhante. Certamente isso fará um grande bem pra gente também. Poderemos voltar para casa com a gostosa sensação de ter cumprido nosso dever, nosso juramento.
Essa época do ano nos traz sentimentos e sensações muito especiais. Desejamos uma porção de coisas, prometemos outras tantas. Muitas vezes nem lembramos das promessas que fizemos numa passagem de ano, quanto mais de cumpri-las. Esta passagem de ano será ainda mais especial. É fim de década, fim de século, vésperas de um novo milênio. Muitos, como eu, estão cheios de esperança de dias melhores, repletos de amor, alegrias, paz, fartura e saúde. Vamos fazer com que este espírito que toma conta de tudo e de todos no Natal permaneça vivo dentro de nossos corações durante todo o ano novo, fazendo de nós pessoas melhores, mais felizes e cheias de esperança. Que tenhamos força e fé para continuar aprendendo a cada dia, aprendendo a amar e aceitar o amor que nos oferecem, a sermos pessoas mais completas, mais úteis, mais felizes. Se formos capazes de amar sem restrições, de ceder, de tentar compreender o nosso próximo, certamente conseguiremos impedir que este nosso mundo acabe. Ele continuará a ser o lugar onde criaremos os nossos filhos, cultivaremos nossas amizades, plantaremos nossa história
.

O difícil é ficar na mão de pessoas que a gente não conhece e que podem, literalmente, acabar com a vida da gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, recado, sugestão.
É sempre bom saber o que acham daquilo que a gente faz com amor e carinho.
Seja bem-vindo sempre que desejar voltar!