Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Manias

Dizem que cada louco tem a sua mania, que de médico e de louco todos nós temos um pouco e por aí vai.
A definição médica afirma que “mania” é uma “desordem mental caracterizada por preocupação excessiva com algum fato, objeto, etc.” Ler sobre elas pode ser curioso e divertido para você, mas para quem sofre delas é um tormento.
Algumas das mais bizarras manias, que podem ser bem menos raras do que você imagina.
Sei que tem coisas que fazemos sem perceber, mas que são muito doidas.
Andei pesquisando e descobri umas manias muito comuns e outras bem esquisitas.
Veja:

Cartocacoete: compulsão incontrolável de ver mapas em tudo
O cérebro humano é conectado para reconhecer rostos em tudo, mas acontece que existe uma estranha mania chamada cartocacoete: a incontrolável compulsão por ver mapas em todo lugar, até mesmo em comidas.




Gamomania: obsessão em fazer pedidos de casamento
A gamomania pode ser descrita como uma bizarra obsessão em pedir as pessoas em casamento ou fazer pedidos escandalosos a pessoas diferentes ao mesmo tempo, o que em muitos casos resulta em poligamia.



 Clinomania: desejo excessivo de ficar na cama
Não há nada de errado em querer ficar um pouco a mais na cama, principalmente em dias frios e chuvosos de inverno. Para o clinomaníaco, o desejo de ficar na cama é irresistível e pode persistir por dias sem fim, ainda mais quando está chovendo ou nevando. Clinomania vem do grego e significa obsessão com dormir. Em outras palavras, é o amor pela cama, travesseiros e cobertores.




Demonomania: acreditar ser habitado por um espírito maligno
Existem tantos filmes de horror e livros que descrevem e nos mostram vividamente o que acontece com pessoas quando elas são possuídas. E ao assistir a muitos de tais filmes, é natural começar a temer tais pessoas. Às vezes o indivíduo fica com tanto medo que certas manias passam a refletir isso. E no caso de demônios, é chamada de demonomania, um termo psiquiátrico para a crença que alguém está possuído pelo demônio. Quando a pessoa pensa que está possuída, ela realmente começa a se comportar como alguém obcecado.




Enosimania: acreditar constantemente que pecou
Definida como a compulsão por pensar que cometeu um pecado ou erro imperdoável, é conhecida por uma variedade de nomes: enissofobia, enosiofobia, medo de ter cometido um pecado imperdoável, e medo de críticas são os mais comuns. Sintomas normalmente incluem perda de fôlego, respiração acelerada, batimentos irregulares, suor, náusea, e sentimentos de temor.



continua na próxima postagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, recado, sugestão.
É sempre bom saber o que acham daquilo que a gente faz com amor e carinho.
Seja bem-vindo sempre que desejar voltar!